Wordpress Formspring.me Twitter Orkut Facebook
picture

Know-how e soluções criativas: uma fórmula de sucesso para nossos clientes!

Todo o Know-how de uma equipe altamente especializada em encontrar soluções para as mais diversas demandas. E tudo isso ligado à tecnologias de última geração.

Nosso portfólio de Serviços: Pesquisas

Como saber a porcentagem de aceitação de um determinado candidato? Como analisar os padrões de consumo em determinada cidade? Será que o novo produto lançado será bem aceito?

Nossos serviçoes de pesquisa quantitativa/qualitativa focam-se em responder as perguntas acima. Desta forma, aplicamos uma incontestável ética científica na coleta e análise de dados aliada com a busca constante da imparcialidade.

pictureDesenvolvimento e execução de Pesquisas

Desenvolvemos e executamos pesquisas que vão desde pesquisas eleitorais à consulta sobre a opnião de consumidores, tendências de consumo.. dentre outras. Todas desenvolvidas com o máximo compromisso ético/científico, proporcionando ao cliente a mais fidedigna análise de dados.

 

Pesquisas Eleitorais e Resultados da Eleição 2010 na cidade de Marília

Marcelo Fernandes¹

A última pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais - UNESP (IGEPRI - UNESP), às vésperas das Eleições 2010, apresentou resultados bastante próximos daqueles auferidos nas urnas.

De acordo com a pesquisa, José Serra teria 39,95% dos votos com tendência de alta, Dilma Roussef 32,22% com tendência de baixa e Marina Silva 20,49% com tendência de alta. O Resultado Final indicou José Serra com 48% dos votos válidos, Dilma Roussef com 26,98% e Marina Silva com 23,81% dos votos válidos. A candidata Marina Silva flutuou dentro da margem de erro. José Serra ampliou 8% em relação à sua previsão e Dilma Roussef caiu 5%, ambos confirmando as tendências de alta e baixa, respectivamente, indicadas na fase final do pleito eleitoral.

Em relação à eleição para Governo do Estado de São Paulo, a pesquisa apontou a liderança de Geraldo Alckimin com 51,53% dos votos, seguido por Aloísio Mercadante 27,13%, Celso Russomano com 5,64% e outros com 13%. O Resultado Final indicou Alckimin com 55,81% dos votos válidos, Mercadante com 29,66%, Russomano com 4,05% e outros com 12,5%. Caso levarmos em consideração a inexistência dos votos brancos e nulos na contagem dos votos válidos podemos afirmar categoricamente que houve total correspondência entre a pesquisa eleitoral e o resultado final das eleições para o Governo de São Paulo em Marília.

Já em relação à eleição para o Senado, a pesquisa apontou a liderança de Netinho de Paula com 30,79% de intenções de voto, Aloísio Nunes 18,23%, Marta Suplicy 17% e Romeu Tuma 9,36%. O Resultado Final cravou Aloísio Nunes com 34,20%, Netinho de Paula com 19,75%, Marta Suplicy com 17,24% e Romeu Tuma com 12,32%. A grande surpresa foi à inversão de posições entre Aloísio Nunes e Netinho de Paula, a qual também foi verificada no Estado de São Paulo inteiro. O restante dos resultados foram mantidos inalterados com pequenas variações no âmbito da margem de erro.

No tocante à eleição para Deputado Federal, a pesquisa apontou a liderança de Abelardo Camarinha com 33,21% de intenção de votos, seguido por Drº Nechar com 12,77%, Walter Ihoshi com 7,17%, Donizete Alves com 1,72% e Arlindo Chinaglia com 0,99%. O Resultado Final indicou Camarinha com 29,82%, Drº Nechar com 12,44%, Ihoshi com 8,52%, Donizete Alves com 1,50% e Arlindo Chinaglia com 1,27%.

Na pesquisa eleitoral para Deputado Estadual, Vinicius Camarinha teve 41,34% de intenção de votos, seguido por Toffoli com 8,33%, José Ursílio 5,88%, Zé Menezes 5,7%, Marco Brasil 4,90%, Sidinei Golbetti 3,40% e Valdir Marin 2,25%. O Resultado Final indicou Vinicius Camarinha com 37,84% dos votos, seguido por Toffoli 7,96%, José Ursílio 6,71%, Zé Menezes 5,64%, Marco Brasil 4,86%, Sidinei Golbetti 2,55% e Valdir Marin 2,08%. O cotejamento das intenções de votos com o resultado final demonstra que houve uma alteração fora da margem de erro para baixo nas intenções de voto de Vinicius Camarinha. Os dados indicados para os outros candidatos mantiveram-se com grande exatidão com pequenas variações dentro da margem de erro.

Dessa maneira, podemos constatar que a equipe de pesquisa do Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais - UNESP (IGEPRI - UNESP), nas duas últimas eleições (2008 e 2010), apresentou dados de pesquisa de intenções de voto na cidade de Marília muito próximos dos resultados cravados pelo eleitor na urna eletrônica no dia da votação. Demonstrando, mais uma vez, credibilidade na tarefa de decifrar, de apresentar em tempo real, o que pensa o eleitor mariliense e sua opinião sobre assuntos políticos.

¹ Analista Político do IGEPRI (Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais).